Quais as diferenças entre PIR, PUR e EPS?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

painel térmico

PIR, PUR e EPS são tipos de materiais termoisolantes que você pode utilizar em sua obra. Mas quais são as diferenças entre eles? Descubra abaixo!

O que é o EPS?

Mais conhecido por seu uso no painel térmico – que, por isso, é chamado de painel de EPS –, esse material apresenta uma grande versatilidade. Durante muitos anos, ele era a principal matéria-prima para fazer o isolamento térmico, especialmente em imóveis residenciais.

Ainda hoje, ele continua sendo utilizado como base de paredes e fachadas. O EPS é um material muito leve e com alta capacidade de isolamento, além de ter uma boa resistência e durabilidade. Ele pode ter diversas densidades e texturas, o que torna o painel de EPS mais versátil para todo tipo de obra.

O que é PIR?

O painel térmico de EPS não precisa ser o único meio de fazer o isolamento térmico em uma construção. O poliisocianurato é um material obtido pela mesma base do poliuretano e também tem sua propriedade isoladora.

Ele é um tipo de plástico termofixo que traz uma resistência térmica muito maior que a do EPS, além de uma grande resistência à umidade. Isso porque 95% das células de uma placa de PIR são fechadas, impedindo a absorção de água. Além disso, o índice de condutibilidade térmica do PIR é menor, facilitando seu manuseio.

O PIR é tão leve quanto o EPS, mas precisa-se de uma espessura menor dele para atingir o mesmo nível de isolamento dos outros materiais, o que faz dele mais econômico.

O que é PUR?

O poliuretano é um tipo de plástico termofixo com grande resistência ao fogo, tornando-o um bom termoisolante. Ele é uma matéria-prima mais barata, já que tem uma resistência térmica maior que os outros materiais e, por isso, é preciso usar menos dele para alcançar os mesmos resultados.

Em geral, ele é utilizado em coberturas e fechamentos, em ambientes que precisam ser refrigerados ou aquecidos.

A Telhas e Ultra Painéis oferece uma variedade de materiais termoisolantes para sua construção. Venha conhecer!



Comentários no Facebook