Você já ouviu falar em pintura eletrostática? Essa é uma técnica de pintura eficiente e prática que vem se popularizando cada vez mais.
Saiba como ela funciona e quais são suas vantagens!
O que é a pintura eletrostática e como ela funciona?
A Pintura eletrostática é uma técnica que utiliza o princípio de atração e repulsão das cargas elétricas para cobrir e fixar a tinta em uma peça. A tinta eletrostática, que é utilizada nesse método, é feita com base em tinta epóxi, tinta poliéster, tinta poliuretano, tinta epóxi-poliéster e mesmo tinta em pó metálica – isso vai depender do local de aplicação.
Normalmente, a tinta eletrostática é aplicada em superfícies de metal, mas ela pode ser utilizada em qualquer material que esteja eletricamente carregado. Na pintura eletrostática, o material é carregado com uma carga elétrica oposta à da tinta, para que a atração entre as cargas fixe a tinta na peça.
Para a aplicação, utiliza-se um pressurizador com pistola aplicadora, que permite uma cobertura total e uniforme de maneira eficiente e rápida. Depois, o objeto pintado é levado a uma estufa, onde a tinta se liquefaz e, então, endurece. Como essa técnica não utiliza solventes, ela pode ser considerada mais sustentável e sem riscos à saúde.
Quais são as vantagens da pintura eletrostática
Hoje em dia, a pintura eletrostática é considerada o método mais eficiente disponível no mercado. Entre suas vantagens, estão:
- Uma cobertura mais uniforme, com um acabamento liso espelhado que não deixa manchas, bolhas ou gotejamentos;
- Grande variedade de aplicações, podendo ser utilizada em qualquer material carregado eletricamente;
- Fácil aplicação, mesmo em cantos e cavidades de acesso mais difícil;
- Maior resistência à abrasão e corrosão;
- Resistência a climas extremos, efeitos do sol, raios UV e umidade;
- Como não necessita de solventes, permite uma troca de cor rápida e eficiente.
A Telhas e Ultra Painéis disponibiliza materiais para essa técnica, como a tinta eletrostática. Venha conferir!
Comentários no Facebook