Como calcular a inclinação do meu telhado?

0
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 LinkedIn 0 0 Flares ×

Telha trapezoidal

Quem trabalha ou já trabalhou em construções sabe o quanto é importante saber calcular a inclinação de um telhado. Esse cálculo ajuda a instalar cumeeiras e rufos com precisão e auxilia no bom escoamento da água da chuva.

Para não ter complicações durante sua construção, ensinamos abaixo como calcular a inclinação do telhado da maneira mais simples possível. Confira!

Entendendo o jargão

Para saber calcular a inclinação de um telhado e saber como aplicar telhas metálicas ou e qualquer outro material é preciso, primeiro, entender o jargão envolvido. Normalmente, se fala da inclinação de telhados em porcentagem – como “a inclinação é de 10%”. Mas o que isso significa?

Na prática, quer dizer que a cada 100 cm (1 metro) na horizontal, o telhado sobe 10 cm na vertical. Se a inclinação for de 30%, por exemplo, o mesmo se aplica: a cada 1 metro na horizontal, o telhado sobe 30 cm na vertical.

Por isso, para saber como instalar corretamente uma telha ondulada, ou uma telha trapezoidal, é preciso primeiro conferir qual é a inclinação indicada pelo fabricante da telha.

Na prática

Digamos que você esteja instalando telhas, sejam elas telha ondulada ou telha trapezoidal, e precisa calcular a altura da cumeeira desse telhado. A cumeeira ficará em uma junção de 4 m da largura, e as telhas metálicas têm inclinação de 30% – ou seja, a cada 1 metro, elas sobem 30 cm.

Multiplicando os 4 metros totais pelos 30 cm, ficamos com 120 cm, ou 1,20m – que é a altura final da cumeeira.

Calcular a inclinação de um telhado não é tão difícil quando sabemos a fórmula certa. Por isso, sempre confira as indicações do fabricante e tenha tudo anotado para não se perder durante a construção.

Venha conhecer as opções de telha ondulada e telha trapezoidal da Telhas e Ultra Painéis!



Comentários no Facebook